Sempre ouvi que deveríamos aceitar as pessoas como elas são.
Certo....tentei...não consegui.
Sou questionadora, não consigo aceitar algo que não entendo.
Então um exemplo:
Digamos que eu tenho problemas em aceitar o jeito de uma determinada pessoa, seja porque ela é grossa, ou me trata com indiferença. Aí vem a frase: aceite-a como ela é, só assim você será aceita.
Lindo né! Mas não funcionava pra mim.
A outra frase ou você aceita ou se afasta...ahã, e tem gente que por motivos maiores você não pode se afastar nesse exato momento, como é que fica?
Nossa, eu não achava saída, porque a tal da aceitação ela é algo que nós seres humanos temos dificuldade.
Desde pequenos as pessoas nos dizem como agir, como ser, o que fazer pra ser aceito, enfim...se eu arendi a não me aceitar, como vou aceitar alguém?
Você só consegue dar o que tem o que não tem não há como dar!!!
Então, percebi que de tanto estudar esse assunto, um tempo atrás o véu caiu e consegui finalmente entender a aceitação.
Quando via que alguém com quem tenho convicência (seja família, relacionamento afetivo, amigos)me incomodava profundamente, comecei então a observar que tudo que essa pessoa jogava pra mim era o que ela tinha nela.
EX: Você é baixa estima, precisa disso e daquilo pra viver. Eu refletia acerca do que a pessoa tinha dito e via imediatamente que não era verdade em mim, então: PROJEÇÃO, ela estava falando dela.
Às vezes o papo é você é muito isso, ou aquilo, e eu não sinto essa verdade em mim, ah...então essa pessoa tem tudo isso nela, e como incomoda demais e ela não quer ver nela isso aparece muito grande no outro que é você.
Quando comecei a praticar esse ponto de vista, as coisas pararam de me incomodar significativamente, pois sei que ela tem as crises, ela tem os medos que me joga, essa pessoa é que é o que ela está dizendo.
Gente...fica tão fácil aceitar, porque você não leva mais nada como pessoal, você vê que a briga, a discussão e tudo que vem de desagradável, não é com você e sim com essa pessoa mesmo.
Brota do peito então a tal COMPAIXÃO que agente tanto ouve falar mas que não cosegue sentir muito.
Você não sente dó, nem pena, você compreende que deve estar difícil ali dentro daquele outro ser, mas que ele como você está evoluindo e se esforçando pra caminhar.
É um alívio tremendo.
Isso evita vampirismo energético, perda desnecessária de energia, mágoa, tudo.
É uma cura e tanto.
Quando compreendi isso com a primeira pessoa, até coloquei no papel, tudo que esta me jogava de atributos negativos e comecei a analisar sua vida, pois pela aproximação eu tinha condições de avaliar...nossa...caiu por terra minha indignação, meus problemas relacionados a esta pessoa.
Então ficou muito divertido, e comecei a praticar com todas as pessoa que me incomodavam. É...eu tinha uma lista.
Ainda pratico, pois aparecem pessoas que às vezes não encontramos com frequência e pode acontecer, agora paro, respiro fundo e começo a perceber, minha reação muda, ou melhor ainda, não tenho reação, pois não reajo mais na energia que ela manda, não absorvo, não respondo no impulso da energia que ela me enviou.
Fico consciente que a energia em questão é dela.
Penso, estou percebendo, ma não vou entrar nessa faixa não, deixa passar.
É, aceitar o outro entendendo dessa forma foi mais fácil pra mim, espero que seja pra você também.
Basta que você não deixe seu orgulho querer dominar a situação, pois se você não enxergar como pessoal, mesmo que a pessoa esteja se dirigindo a você com seu nome e tudo, te apontando o dedo, você fica neutro, calmo e não reage, entenda que é problema dela com ela e não com você.
Ah, e quando a pessoa se sente aceita por você, pois não há mais briga nem discussão, ela acaba se aproximando mais ainda e vai adorar ficar pertinho de você, alguém que a entende e a aceita como é.
Espero que ajude alguém como me ajudou, e quem quiser me contar os resultados vou gostar muito.
Beijos na alma e até a próxima